segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mente sã em corpo são.

Uma aparência saudável é meio caminho andado para o sucesso: seja para causar boa impressão numa entrevista de emprego, ou para conquistar a mulher que você ama desde o jardim de infância. "Mente sã em corpo são" nunca fez mal a ninguém. Muito pelo contrário. Nesse sentido, e para cuidar do seu corpo e da sua aparência, evite os seguintes hábitos..

  • Exposição solar sem proteção – As queimaduras solares e o aparecimento de melanomas são cada vez mais frequentes. A informação sobre os perigos dos raios ultra-violeta é mais do que muita e, na praia, use e abuse do protetor solar. Evite horas de alto-risco (entre as 11h da manhã e as 16h da tarde), quando os raios são mais fortes e as temperaturas mais elevadas. E considere a ingestão de muita água para manter os níveis de hidratação.
  • Fazer a barba a seco – Saiba como fazer a barba. Não seja desleixado e faça tudo à pressa. Lave o rosto, hidrate-o, use um bom gel ou mousse de barbear, lâminas afiadas e, no final, um bom hidratante sem álcool. Sinta-se mais confortável, sem irritação, sem cortes, pele vermelha e…sem pêlos mesmo que a "barba por fazer" esteja em alta.
  • Comida frita / processada – Não abuse de snacks como batatas fritas e derivados e evite comidas rápidas como hambúrgueres e pizza, etc. Evitar não quer dizer “nunca mais como”. Por cada refeição desequilibrada à base deste tipo de conteúdos, faça 6 outras com base em carnes brancas, vegetais, fruta, cereais, enfim, a chamada comida saudável. Não se esqueça de que comida saudável não é sinónimo de comida sem sabor.
  • Álcool em demasia – Para além dos efeitos nefastos e já esperados (principalmente no dia seguinte), demasiado álcool provoca desidratação, relaxamento muscular e ainda calorias em excesso no organismo. Beber com moderação, sim (aliás, os próprios médicos aconselham um copo de vinho tinto por dia dadas as propriedades benéficas para o coração), mas em exagero é de evitar a todo o custo.
  • Fumar – O cancro que se compra. Fumar é das piores coisas que pode fazer ao seu corpo: provoca várias doenças, diminui a sua forma física e a sua resistência, causa habituação, causa ainda envelhecimento precoce das células e ainda um enorme “rombo” no seu orçamento e no seu odor (sim, porque não há perfume que resista). Evite a todo o custo fumar. E se ainda está preso aos cigarros considere rapidamente deixar esse mau hábito.
  • Exercícios físicos – A prática regular de exercício físico reduz 25% a 33% o risco de morte. A atividade física protege-o de depressões. Pessoas com uma atividade física moderada ou elevada vivem mais anos livres de diabetes do que pessoas que não praticam exercício físico. Dificilmente sofrerá de doenças respiratórias se se mexer, enfim. Sua auto-estima é de invejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário